Pesquisa alerta para efeitos de fazer crossfit dois dias seguidos

Ana Barone –Os treinos de crossfit, que combinam cardio e musculação e são feito a alta intensidade, podem ser uma ótima maneira para ficar em forma num curto espaço de tempo.

 Mas um estudo publicado no Frontiers in Physiology sugere que fazer este tipo de treino dois dias consecutivos pode afetar o sistema imunológico, as proteínas inflamatórias, o estresse metabólico e a força muscular.

Há ainda provas de que os treinos intensos repetidos em dias seguidos podem levar à morte de glóbulos brancos ou disfunção.

A pesquisa realizada com um grupo de pessoas com duração de pelo menos seis meses de experiência em crossfit concluiu que os treinamentos consecutivos provocaram uma forte resposta metabólica e reduziram os níveis de citocinas anti-inflamatórias, que são proteínas produzidas pelos glóbulos brancos que atuam para diminuir a inflamação.

O que significa que o crossfit feito muito seguidamente pode suprimir o normal funcionamento do sistema de defesa do organismo.

Como cita o Daily Mail, o Dr. Ramires Tibana, da Universidade Católica de Brasília, autor do estudo, diz que se recomenda que “as pessoas não atletas que querem melhorar a saúde e a qualidade de vida através do crossfit” devem “diminuir o seu volume de treino depois de dois dias consecutivos de treinamento com alta intensidade para evitar uma possível imunossupressão”.

Related posts

Leave a Comment