Talibã ignora proposta afegã sobre acordo de paz

Por Leonardo Sambaqui –

OTalibã tratou com frieza nesta quinta-feira (1) a proposta do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, que ofereceu um pacto para reconhecer o grupo como um partido legítimo no país.

O movimento não deu nenhuma resposta formal ao convite de Ghani de formar uma plataforma de conversas para colocar fim a mais de 16 anos de guerra no país.

No entanto, o principal porta-voz do grupo respondeu a uma “Carta Aberta” publicada na edição desta semana da revista New Yorker escrita pelo comentarista de política afegã, Barnett Rubin, que incentivou o Talibã a aceitar sentar na mesa de negociações com o governo de Cabul.

“Nosso país foi ocupado, o que levou à imposição de um suposto governo afegão de estilo norte-americano sobre nós”, disse a resposta do Taliban.

“E sua ideia de conversarmos com eles e aceitarmos sua legitimidade é a mesma fórmula adotada pela América para vencer a guerra”, disse, acrescentando que o Processo de Cabul almeja simplesmente a “rendição” do Taliban. Com informações do Sputnik.

Related posts

Leave a Comment