Conheça cinco SUVs e crossovers de luxo que chegarão ao mercado

Por Leonardo Sambaqui –

 

Marcas com tradição nesses segmentos vão renovar e lançar novo modelos

Com os SUVs ganhando cada vez mais participação de mercado, muitas marcas preparam novos lançamentos para o segmento de luxo. Nesta categoria os chamados crossovers, utilitários esportivos mais sofisticados, também têm estreias previstas. Sejam SUVs ou crossovers, cinco modelos são os mais esperados no setor automotivo. Alguns deles já podem ser apresentados  no final do ano inclusive no Brasil.

O Q4 é um crossover com muita tecnologia que vai fazer parte de uma nova linha de utilitários esportivos da Audi
Divulgação

O Q4 é um crossover com muita tecnologia que vai fazer parte de uma nova linha de utilitários esportivos da Audi

O Audi Q4 será um dos mais atrativos para o mercado brasileiro. Ele fará parte de uma linha de utilitários esportivos, que terá ainda o Q6 elétrico e o luxuosíssimo Q8. Confirmado pela Audi para 2018, o Q4 tem um design similar a um cupê, com o teto curvado ao melhor estilo de um crossover. Ele chegará para competir com os SUVs BMW X2, Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLA.

O modelo é um dos primeiros do grupo alemão que vai ser construído com a nova plataforma MQB que dará origem também ao utilitário compacto Volkswagen T-Roc. Entre as motorizações está prevista uma nova geração de propulsores turbo a gasolina e a diesel de quatro cilindros.

Ele terá ainda a versão atualizada do atual motor 2.0 litros da marca e deve agregar uma nova opção turbo a gasolina de 2.5 litros com até 400 cv. A nova linha do Q4 também contará com o modelo e-tron híbrido plug-in com motores a gasolina e elétrico, este podendo ser recarregado numa tomada elétrica.

LEIA MAIS: Conheça 10 tecnologias que fazem um carro parecer inteligente

No interior, o Q4 inclui monitores de instrumentos full-HD, funções de controle por gestos, um dispositivo de navegação com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas, carregamento por indução de smartphone e vários recursos de conectividade.

O BMW X7,  um SUV “full-size” para até 7 lugares, estreia este ano no mercado norte-americano
Divulgação

O BMW X7, um SUV “full-size” para até 7 lugares, estreia este ano no mercado norte-americano

Outra marca premium, a BMW,  vai lançar o novo X7 IPerformance, um SUV  grande de sete lugares e três fileiras de assentos.  A marca alemã já anunciou que o novo modelo vai estar no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos,  em novembro próximo.

O SUV X7 vai ser equipado com um motor de 2.0 l turbo a gasolina de 258 cavalos e outro elétrico de 113 cv, rendendo uma potência combinada de 326 cv. O modelo irá trazer um interior muito sofisticado.

A Mercedes-Benz  vem fazendo testes de rua na Alemanha com o novo SUV GLE-Class, que deve chegar em 2019
MercedesBlog

A Mercedes-Benz vem fazendo testes de rua na Alemanha com o novo SUV GLE-Class, que deve chegar em 2019

Por sua vez, a Mercedes-Benz deve estrear a nova geração GLE-Class que deverá receber uma reformulação completa até 2019. Por enquanto, as fotos são apenas de “mulas” (carros disfarçados) que mostram uma abordagem mais radical no design com a grade de radiador maior e os faróis mais angulares.

Ele deverá usar a nova plataforma MHA que hoje está presente na maioria dos cupês e sedãs da montadora alemã. Algumas informações técnicas já começam a ser divulgadas. Os motores V6 e V8 turbo deverão continuar e haverá também uma versão 4 cilindros turbo. É esperada uma versão híbrida plug-in de 450 cavalos de potência combinada entre motores a gasolina e elétrico. O câmbio automático deverá ser de 9 marchas.

O Edge ST é uma versão esportiva desse crossover que foi desenvolvida  pela Ford Performance, divisão de esportivos
Divulgação

O Edge ST é uma versão esportiva desse crossover que foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos

A Ford apresentou o inédito Edge ST, uma versão esportiva do seu crossover que está sendo desenvolvida pela divisão Ford Performance responsável pelos veículos de alto desempenho. O ST é equipado com um potente motor V6 2.7 EcoBoost com dois turbo-compressores, injeção direta de combustível, que gera 340 cavalos de potência e torque de 52,3 kgfm.

O Edge ST 2019 tem uma transmissão automática de oito velocidades com sistema de tração nas quatro rodas. A sua estrutura é reforçada para oferecer uma condição de dirigibilidade esportiva, superior ao que normalmente entrega um crossover. O modelo foi redesenhado,  com uma nova grade dianteira  e detalhes esportivos.

Land Rover Defender, totalmente renovado, promete ser um dos melhores SUVs da temporada de lançamentos
Divulgação

Land Rover Defender, totalmente renovado, promete ser um dos melhores SUVs da temporada de lançamentos

Já Land Rover vai colocar no mercado a nova geração do Defender que promete ser um dos melhores SUVs da atual temporada de lançamentos. Essa nova edição do lendário off-road 4×4 vai ser bem diferente, embora guarde semelhança com o tradicional modelo.

LEIA MAIS: Vendas de picapes vai se transformar no Brasil

Ele perderá seus pesados ​​painéis de aço angulares, mas manterá o tamanho da versão atual. Terá uma nova carroceria mais aerodinâmica construída a partir  da plataforma de alumínio empregada nos atuais Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Discovery. Essa concepção do novo Defender ajudará a perder peso e a melhorar a eficiência do modelo. Ele terá duas opções de entre-eixos, além de teto fechado ou “semiaberto”.

A oferta de motores também vai contribuir ainda mais para a sua eficiência com o objetivo de atender às regulamentações de emissões exigidas na Europa e na América do Norte. Contará com novos motores a gasolina e diesel da família Ingenium da marca Jaguar Land Rover. Há ainda a promessa de ter uma opção totalmente elétrica.

Land Rover, 70 anos

O icônico Defender 1948 está sendo totalmente restaurado para as comemorações dos 70 anos de fundação da Land Rover
Divulgação

O icônico Defender 1948 está sendo totalmente restaurado para as comemorações dos 70 anos de fundação da Land Rover

Uma curiosidade é que a Land Rover, marca tradicional de veículos 4×4, celebra este ano o seu 70o aniversário de fundação com a restauração de um Defender original usado no lançamento da marca. As primeiras unidades produzidas do veículo foram exibidas no Salão do Automóvel de Amsterdã, na Holanda, em 1948.

O modelo original exibido no evento estava perdido há pelo menos 63 anos. Para o trabalho de restauração, a companhia chamou especialistas da Jaguar Land Rover Classic Works, em Coventry, no Reino Unido. Sem dúvida, este é um clássico da indústria automotiva.

A nova geração do Defender parece que vai continuar marcando de forma significativa o modelo icônico como o mais popular off-road da marca de todos os tempos. Graças ao sucesso atual dos SUVs , a Land Rover pretende vender 100 mil Defender por ano e tornar o modelo rentável. Um tarefa ousada considerando que a média anual de vendas do atual modelo gira em torno de 40 mil unidades.

 

Related posts

Leave a Comment