Conheça 5 destinos que se destacam no turismo rural brasileiro

Por Vivian Ajala-

Entidades ligadas ao setor ressaltam crescimento na busca pela paisagem do campo

Conhecer, valorizar e até redescobrir os atrativos naturais espalhados pelo Brasil são atividades que têm ganhado espaço nos roteiros de turistas do País e do exterior. Esse é o chamado Turismo Rural, identificado pelo Ministério do Turismo como o “conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor cresce em torno de 30% por ano no Brasil. De olho nesse público, as propriedades rurais têm incorporado atividades turísticas em suas rotinas, atraindo quem busca paisagens naturais e culturais próprias, com uma acolhida diferente do que encontram nos grandes centros urbanos.

Este ano, o Instituto Brasil Rural listou cinco regiões de destaque no País nesse tipo de turismo. Conheça quais são:

Serra da Mantiqueira

Localizada no Sul de Minas Gerais, lá o turista pode desfrutar das trilhas até o ponto mais alto da Serra do Lopo. Nas pousadas da região há orientações sobre todo o processo de destilação da cachaça, desde a colheita da cana-de-açúcar, a moagem e a fermentação até a coleta e o armazenamento.

Serras capixabas

Quarto menor estado do Brasil, o Espírito Santo possui caminhos de montanhas com belas paisagens, povo hospitaleiro e gastronomia italiana atraente. A Pedra Azul, no Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, por exemplo, tem cobertura de líquens. A incidência do sol muda a cor desses fungos, criando uma paisagem digna de belas fotografias.

Civilização do açúcar

Em Pernambuco, visitar a Civilização do Açúcar é ter contato com praias inesquecíveis e conhecer a história do nordeste açucareiro, adentrando pelo interior. Não se pode ir ao local sem degustar a gastronomia variada, com opções de frutos do mar, bode e bolo de rolo.

Fazendas paulistas

A aproximação com a história do café, tão presente no desenvolvimento do Brasil, é destaque nessas regiões. Para melhorar a experiência, as fazendas oferecem contato com a cultura, o aroma e o cotidiano da produção. Há ainda matas, riachos e cachoeiras para passeios revigorantes.

Serra Gaúcha

Porto Alegre tem a maior área rural do País, aproximadamente 30% de seu território, com variadas atrações típicas e sensoriais. Há propriedades voltadas à agroecologia e sua diversidade, bem como à criação de ovelhas, cavalos e outros animais. Com informações do Portal Brasil.

Related posts

Leave a Comment