Veja itinerário de Natal pelos parques mais belos da Itália

Por Ana Paula

Portal montou rotina de viagem com eventos que fecham o ano

Os parques e jardins da Itália merecem ser visitados não somente nas estações quentes, quando esbanjam perfumes, cores e flores, mas também durante o inverno, quando ganham uma versão mais intimista e aquecem os corações com paisagens encantadoras e eventos que animam os dias frios.

Por isso, o guia online “ilparcopiubello” (“O parque mais belo”), que tem o objetivo de valorizar o patrimônio do país, produziu um itinerário com eventos exclusivos de inverno nos parques e jardins italianos. As sugestões exploram mercadinhos típicos, concertos de ópera e as delícias de inverno, como chocolate quente, castanhas assadas e as “frittelle”.

Confira a lista:

Villa Arconati FAR (Bollate, Milão) – A Villa Arconati abrirá seus portões para a magia do Natal pela primeira vez no próximo 16 de dezembro. A atmosfera única desse período do ano se encontrará nos jardins imensos da cidade de Bollate, nas estátuas, fontes e belezas arquitetônicas que circundam o parque. “A pequena Versalhes às portas de Milão”, comentou uma internauta.

Castelo de Miradolo (Pinerolo, Turim) – A Fundação Cosso, que tem sede no Castelo de Miradolo, propõe iluminar o Natal realizando uma grande mesa decorativa para exibir nos dias de festa. Além disso, o parque histórico será visitável nesse período, com uma narrativa em áudio acessível pelo fone de ouvido, bem como a prorrogação da mostra fotográfica dedicada a Augusto Cantamessa.

Castelo Quistini (Rovato, Brescia) – O Castelo Quistini apresenta suas oficinas natalinas neste ano, como um curso de aquarela e outro de impressão sobre tecido. O castelo foi construído em 1560 e apresenta um enorme jardim com labirintos de rosas.

Reggia de Venaria (Venaria Reale, Torino) – Patrimônio Mundial da Unesco, a excelência barroca da Venaria Reale apresenta dois eventos exclusivos: um grande jantar de Natal, em 22 de dezembro, e a festa de fim de ano, no dia 31.

Castelo de Rivalta (Gazzola, Piacenza) – Todos os anos, o vilarejo medieval de Rivalta realiza um presépio vivo durante a véspera de Natal, composto pelos próprios moradores da cidade.

Uma tradição existente há 28 anos que representa uma experiência única e se encerra com uma missa.

Jardim de Valsanzibio Galzignano (Terme, Padova) – Neste inverno será possível visitar o Jardim de Valsanzibio de 26 de dezembro a 6 de janeiro e conhecer o labirinto perfeitamente conservado por mais de 250 anos, que torna o lugar único no mundo.

Villa Visconti Borromeo Litta (Lainata, Milão) – A Villa Visconti hospedará neste ano a 11ª Mostra de Presépios, que desta vez recebe uma obra bastante esperada, que celebra o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.

Rossini Art Site (Briosco, Monda e della Brianza) – O itinerário fecha com uma belíssima imagem da neve sobre o Rossini Art Site, um percurso de museus imerso na natureza e dedicado à escultura abstrata.

(ANSA)

Related posts

Leave a Comment